Bem, dessa vez o assunto que será abordado pra começar será o de criação de personagens para SteamPlay. O que seria SteamPlay? Pra quem conhece CosPlay, é a versão Steampunk, com algumas diferenças.
Enquanto no CosPlay você se veste como um personagem específico de algum anime/jogo/mangá/etc, no SteamPlay a diferença está em que não há personagens específicos, você cria o personagem, dentro de um universo retrofuturista, ou seja, num futurismo do ponto de vista da época das máquinas a vapor. Sua profissão conta muito para o seu personagem, ele pode ser desde um cientista, engenheiro, pirata, militar, explorador, bibliotecário, nobre, ou seja lá qual posição social se pudesse desempenhar numa época e cultura similar.
Pra criar personagens mais interessantes, é recomendado recorrer à literatura, tanto SteamPunk como histórica como inspiração. Quando se faz isso em grupo, melhor ainda! Por isso, se há um grupo SteamPunk onde há interessados em SteamPlay, que eles sentem juntos pra pesquisar e “construir” seus personagens, entrelaçar histórias, construir uma narrativa coletiva…
Os tipos mais comuns de personagem são os seguintes:
Aventureiro explorador/Mercenário
Engenheiro/Inventor/Pesquisador/Cientista
Pirata/Aeronauta/Militar
Nobre
Comerciante/Relicário
Membro do clero/Membro do governo
Investigador/Detetive/Policial
Cortesã/Mundana
Assassino/Segurança/Guarda
O Aventureiro está sempre vagando, não tem destino certo, vive de trabalhos realizados sem empregador fixo, desfruta de liberdade mas não tem emprego ou fonte de renda estável, a não ser que seja um nobre ou seja financiado por alguém para tal…
O Inventor tem papel funcional, geralmente passando tanto tempo em sua oficina/laboratório quanto em testes externos de suas invenções. Suas possíveis fontes de renda são patrocínio de pesquisa, fortuna de família (caso seja um nobre) ou financiamento de algum governo, caso seja militar. Ele pode também viver do comércio e reparos de invenções mais simples feitas para uso diário.
Os Piratas, aeronautas e militares estão intimamente ligados a maquinário de combate e viagens longas, uns por lucro, outros por dever. Como pirata, você realizaria contrabandos, ataques a cargueiros e/ou pilhagem para se sustentar e à sua tripulação. Um aeronauta normalmente transporta cargas, podendo ser comerciante, nobre ou ter qualquer outra motivação para tal. Um militar nem sempre dispõe de um veículo, ele pode estar à frente de alguma pesquisa científica, ou a serviço de alguma entidade governamental.
Como Nobre, você nasceria na alta sociedade, cercado de contatos, mas nem sempre com dinheiro, pois até mesmo os nobres podem empobrecer, e tudo que lhe restaria seria perseguir alguma carreira se valendo desses contatos para obter o que precisa, ou caso não seja pobre, pode se aventurar simplesmente para espantar o tédio da vida comum de cidade grande.
Comerciantes tendem a comprar e vender de tudo, alguns deles sendo também piratas ou aeronautas, ou até mesmo aventureiros, podendo revender desde a mais simples bugiganga ao artefato mais raro, pois sempre há um comprador, basta saber onde e como anunciar…
Dependendo de que região se viva, ser membro do Governo ou do Clero (pode ser até que o Clero seja o Governo) pode ser muito vantajoso, caso alguma dessas instituições detenha alguma influência local…. Mas isso pode se voltar contra você, pois apesar de ter uma instituição bancando seus atos, sempre vai haver oposição, o que põe em risco não só sua estabilidade financeira como sua vida.
Caso observar discretamente a vida alheia seja seu talento, um cargo de Detetive está lhe esperando, pois há muita coisa podre em todas as camadas da sociedade para ser investigada, e você sempre terá ocupação, e com ela, é claro, riscos…
Uma Cortesã, ou Mundana, é uma mulher que não necessariamente se prostitui, mas aceita presentes e mimos de gente poderosa, e ganha a vida despertando paixões nos corações sem necessariamente ter qualquer interesse em casamento ou qualquer coisa do tipo. Isso possibilita muitos contatos ao longo do tempo, mas saiba que nunca será tratada como uma igual pelas nobres, pois elas sabem que é você quem lhes usurpa a atenção dos maridos, pretendentes, noivos, etc.
Assassinos e guarda costas serão sempre importantes no jogo do poder, correndo riscos extremos e recebendo pagamentos altos, para tirar ou proteger vidas, influenciando de forma drástica os rumos da história. Muitas vezes eles estão disfarçados em uma das outras profissões, mas há alguns que se dedicam exclusivamente a essas tarefas, e tendem a não serem muito bem vistos.
Além destes citados e de suas combinações (que por sí só já geram uma enorme variedade de possibilidades) há várias outras nuances e pequenas variações que podem ajudar a criar personagens únicos.
Tente combinar duas ou três categorias das descritas acima, escolha um nome, idade, e comece a pensar como foi o passado do personagem até agora, quem é sua família, de onde exatamente ele tira seu sustento, se tem apelidos, manias, defeitos… Esses pequenos detalhes que fazem cada personagem único.
Por exemplo, um Inventor Militar, chamado Hans Klauss, de 23 anos, criado em uma família rígida, com problemas de insegurança, e que tem medo dos superiores, além de mancar da perna esquerda e ter algumas fraturas decorrentes de acidentes ao longo dos anos de testes. Seu financiamento vem do exército, que está subordinado ao governo alemão. Ele veio para a colônia Dona Francisca para desenvolver uma armadura de uso militar movida pela energia de cristais de ametista, encontrados em abundância no litoral da região. Costuma usar uma bengala com amortecedor hidráulico e vestir terno e gravata quando não está na sua oficina. Na oficina, um avental de couro e óculos de solda, além de luvas grossas, botas e roupas de manga comprida e tecido grosso, para serviços pesados.
Pronto, está aí um personagem com um passado e motivação basicamente desenvolvidos, agora é só ir acrescentando detalhes com o passar do tempo, entrelaçando a história dele com a dos personagens dos seus amigos, e fazer as fantasias…. Com um pouco de dedicação dá pra juntar as histórias do grupo em um livro, quadrinhos ou até mesmo pequenos curtas, basta que algumas pessoas do grupo se habilitem a desenvolver essa atividade…
É, é por aí! O divertido é que se adeque os arquétipos às suas ideias de aventuras e aventureiros. Quanto mais SEU for, melhor. XD Eu, por exemplo, sou um ex-barão, um nobre que abandonou o exército da rainha em pleno exercício militar, roubando um zeppelin e partindo em direção ao novo mundo. Aqui, me tornei um pirata dos céus, um renegado em busca de tesouros escondidos! =P Que tal, hein?
Ótimo personagem, bem a tua cara….
Parabéns. Ótima explicação. Percebe-se sua experiência em jogos e RPGs =]
Sim, RPG conta muito pra isso… mestro desde os 13…. Meu interesse pelo SteamPunk surgiu daí…